Tradutor

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Pesquisa em História e Imprensa


O trabalho de pesquisa feito através da imprensa tem crescido constantemente, por ser o jornal fonte de ricas informações sobre um determinado espaço. Através do levantamento destas fontes, podemos aprofundar sobre os significados dos fatos cotidianos de uma determinada época. 

 De acordo com a professora Heloisa Faria Cruz (PUC-SP), o pesquisador deve entender a imprensa “como linguagem constitutiva social, que detém uma linguagem constitutiva social, que detém uma historicidade e peculiaridades próprias, e requer ser trabalhada e compreendida como tal, desvendando a cada momento, as relações imprensa/sociedade, e os movimentos de constituição e instituição do social que esta relação propõe”. A partir desta fonte de pesquisa passamos a perceber toda a movimentação que se dá na sociedade, assim como as disputas sociais e políticas, as diversas mentalidades e memórias que constituem uma certa localidade.  

O Museu Histórico Tuany Toledo possui um rico acervo de jornais, revistas e almanaques pertencentes à Pouso Alegre, que se encontra disponível aos pesquisadores da cidade e região. Dentre eles podemos destacar:

Pregoeiro Constitucional: Primeiro jornal impresso na cidade, contendo debates políticos importantes no período do Brasil Império. Estes arquivos estão disponíveis digitalizados. 

Correio Sul Mineiro: Órgão impresso que retrata a cidade de Pouso Alegre no início do século XX. 

Gazeta de Pouso Alegre: Através deste material podemos encontrar publicações relacionadas à “Linha de Tiro” (Exército), às Obras Municipais, à Igreja Católica e colunas sociais aludindo às famílias tradicionais da cidade. Circulou entre os anos e 1916 a 1930

A Razão: Com este jornal podemos conhecer o movimento político “Integralista” e a sua presença nesta cidade, na década de 30. 

Entre outros que perpassam até os dias de hoje e dão um rico suporte ao trabalho daqueles que consultam os arquivos do MHMTT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário