Tradutor

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DOAÇÕES II




Na mesma tarde, recebemos a visita do General Gilberto Azevedo que mais uma vez realizou importantes doações para o MHMTT. São peças que contam a história de Pouso Alegre:

Um dos quadros traz uma reprodução do desenho idealizado pelo artista pouso-alegrense Benedito Machado, retratando o registro do Mandu em 1750, criado na região pela Fazenda Real da Coroa Portuguesa, depois da descoberta do ouro em Santana do Sapucaí (atual Silvianópolis). Tal posto foi construído para evitar o contrabando e desvios de ouro, diamantes e mercadorias para Santos e São Paulo.

Outro objeto é uma reprodução do quadro do artista Passos Maurício, que retrata Pouso Alegre em 1863, identificando a Matriz, o morro do Itaim e o antigo Cemitério no Alto das Cruzes.

Podemos ainda destacar um fragmento do Meteorito do Bendegó, encontrado em 1784 pelo menino Bernardino da Mota Botelho, filho do vaqueiro Joaquim da Mota Botelho, próximo ao riacho do Bendegó, então município de Monte Santo, no Sertão Baiano. 

Curiosidades: 

·         É o maior meteorito já encontrado em solo brasileiro; 

·        No momento do seu achado, tratava-se do 2º maior meteorito do mundo, mas hoje ocupa o 16º lugar, em tamanho. A julgar pela camada de 435 cm de oxidação sobre a qual ele repousava, e a parte perdida de sua porção inferior, calcula-se que estava no local há milhares de anos; 

·         A pedra mede aproximadamente 2,20m x 1,45m x 58 cm, e tem um peso de 5.360 quilos. Tem formato achatado, parecendo uma sela. Um extremo do meteorito foi cortado para análise, determinando-se a sua composição de ferro e 6,5% de níquel com outros elementos em pequena quantidade. Os resultados da análise foram publicados em Estudo sobre o Meteorito do Bendegó, Rio de Janeiro 1896; 

     Existem hoje quatro réplicas da pedra, em tamanho real. A primeira foi confeccionada em madeira para figurar na Exposição Universal de Paris em 1889, e está hoje no Palais da Découverte. A segunda, em gesso, foi feita na década de 1970 e está no Museu do Sertão em Monte Santo, próximo ao lugar onde o meteorito foi originalmente encontrado. Outras se encontram no Museu Geológico da Bahia, em Salvador, e no Museu Antares de Ciência e Tecnologia, em Feira de Santana/ BA. 


General Gilberto Azevedo, Dulcinéia Costa (Presidente da Câmara Municipal) e Alexandre de Araújo

Fragmento do Meteorito de Bendegó doado ao MHMTT pelo General Gilberto Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário