Tradutor

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O “LAVA-CAVALO”


Nas primeiras décadas do século XX, a várzea do São Geraldo se inundava na época das chuvas, e a rapaziada pouso-alegrense aproveitava para nadar nas águas do rio Mandu. A antiga ponte, que hoje não existe mais, pois sobre ela está a rotatória da Perimetral que separa o Centro do Bairro São Geraldo, servia de trampolim para os jovens mergulharem.

Havia também outro local onde se costumava nadar: o Lava-cavalo. Esse trecho do rio Mandu, que ficava aos fundos do quartel, era assim chamado pela população da cidade por ser o lugar onde os cavalos do 8º R.A.M., hoje 14º G.A.C., eram levados para “tomar banho”. Assim Gouvêa nos descreve o Lava-cavalo: “O rio serpenteava pela várzea e descrevia, naquele trecho, uma longa curva, depositando areia branca em uma das margens e tornando o local bastante convidativo. Havia também muitos barrancos, facilitando, assim, a prática dos mergulhos. (...) Era, por assim dizer, uma praça de esportes improvisada, pela qual os próprios freqüentadores zelavam, arrancando o mato das margens do rio, limpando-o ou introduzindo melhoramentos, como o trampolim todo de madeira de quase três (3) metros de altura.”

Segundo Alexandre de Araújo, o local foi bastante procurado pela “molecada” pouso-alegrense entre as décadas de 1930 e 1950. Além disso, Araújo nos descreve uma das brincadeiras que eles costumavam fazer: “A tabatinga (argila sedimentar, mole, untuosa) e de cores vermelha-amarela e preta, dos barrancos ensejavam os mais habilidosos, formar bonecos, cavalos, carroças, casas, etc. O mais divertido eram as costumeiras ‘guerras’ de bolotas de tabatinga, lambuzando todo o corpo.”

Alexandre de Araújo nos conta, ainda, com saudade e lirismo, como era nadar no Lava-cavalo: “No verão, às 5 da matina até o entardecer, era uma enormidade de aficionados da natação. Águas límpidas; nas margens, a exuberância e os frescor do vergel multicolorido. Como era divertido segurar no rabo dos cavalos dentro d’água, um deslizar suave até onde desse pé para o cavalo. Era correr e pular de qualquer barranco, ao afago vivificante das águas cristalinas do nosso saudosíssimo ‘Lava-cavalo’.”

Na década de 1980, com a abertura da Perimetral, um grande trecho do rio Mandu foi soterrado para ceder lugar à nova avenida, inclusive o local onde ficava o Lava-cavalo. Com isso, ele tornou-se apenas uma lembrança na memória dos que, quando jovens, passavam o tempo nadando nas águas do rio Mandu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário