Tradutor

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Museu Histórico Municipal Tuany Toledo: Espaço das muitas memórias de Pouso Alegre


O Museu Histórico, neste segundo semestre, recebeu inúmeras visitas de escolas, pesquisadores e pessoas que se interessam pela história da cidade. Muitos estiveram à procura de informações, ou até mesmo fazendo doações de suma importância que resgatam as memórias de Pouso Alegre. Além dessas atividades, a equipe do Museu publicou a segunda edição da Revista “Histórias de Pouso Alegre” e um livro comemorativo dos 30 anos do 20° Batalhão da Policia Militar em Pouso Alegre.

Guardião das Memórias

O MHMTT continua ampliando seu acervo. No 2º semestre de 2012, foram confiadas à guarda do Museu imagens cinematográficas da cidade. Entre elas um desfile realizado no dia 07 de setembro de 1938 e desfiles nas décadas de 70, doadas por Elaine Delfino Ávila. Já a família do ex-prefeito Antônio Ribeiro Duarte confiou a guarda de filmes relacionados a Pouso Alegre no final da década de 40 e arquivos pessoais da família. As doações podem ser feitas no próprio prédio do Museu. 

O aumento de pesquisadores

O Museu abriu seus arquivos para pesquisadores no ano de 2012. A grande procura é por acadêmicos do curso de História, buscando informações, principalmente em temas relacionados à linha de pesquisa “Historia e Cidade”. Temas como: Avenida Doutor Lisboa, Cadeia Pública, Colônia Francisco Sales, Estação Ferroviária, Distrito Industrial, Mercado Municipal entre outros foram requisitados em nossos arquivos por estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos. Os pesquisadores tiveram acesso a alguns documentos como: jornais, revistas, atas do poder legislativo, imagens fotográficas entre outros, muitas vezes já digitalizados e arquivados no banco de dados da própria instituição.

Projeto Passeio pela História

Desde julho deste ano, o Museu recebeu cerca 2 mil estudantes de diversas instituições de ensino de Pouso Alegre, além de uma escola da cidade de Turvolândia (MG). Além de alunos de colégios estaduais, municipais e particulares, visitaram o MHMTT crianças do Educandário Nossa Senhora de Lourdes, acompanhadas por monitores, bem como adultos e idosos do CRAS São Geraldo.

Alunos de cursos técnicos do SENAC e do Instituto Federal Sul de Minas visitaram o Museu e participaram de discussões sobre a história de Pouso Alegre no Plenarinho da Câmara.

Essas instituições visitaram o MHMTT, como parte do projeto Passeio pela História, uma parceria entre a Câmara de Pouso Alegre e a Viação Princesa do Sul, que disponibiliza o transporte gratuito dos visitantes. As visitas são agendadas previamente pelo telefone 3429-6511.

 

Lançamento da Revista “Histórias de Pouso Alegre”

A tarde do dia 07 de novembro aconteceu o lançamento da segunda edição da revista do MHMTT, em clima de lembranças, proporcionados por um vídeo com fotos relembrando diversos momentos e histórias de Pouso Alegre e pequenos filmes das décadas de 30 e 40.

O lançamento contou com a participação do presidente da casa, vereador Oliveira Altair, e os parlamentares Dulcinéia Costa, Hélio da Van, Laércio Machado e Raphael Prado. Além deles, quatro vereadores eleitos para a próxima legislatura estiveram presentes: Adriano Pereira Braga, Lílian Siqueira, Rafael Huhn e Wilson Tadeu Lopes. Servidores da Câmara Municipal, diretoras de escolas municipais, vice-diretoras, a equipe do Projeto Criartes, professores, acadêmicos do Curso de História e amigos do MHMTT também prestigiaram o evento.

O diretor do Museu, Sr. Alexandre de Araújo, autografou exemplares e os distribuiu para quem prestigiou o lançamento, juntamente com um DVD contendo programas produzidos pelo Museu em parceria com a TV Câmara. Alexandre é o idealizador do espaço que tem como principais objetivos preservar e divulgar a história de Pouso Alegre às novas gerações.

 

Edição comemorativa pelos 30 anos do 20° BPM

No dia 12 de dezembro acontece nas dependências da Câmara o lançamento do livro Orgulho da Gerais, patrimônio do Sul de Minas, memórias da Polícia Militar em Pouso Alegre, comemorativo dos 30 anos do 20º BPM. O trabalho é uma realização da Polícia Militar e Museu Histórico Municipal Tuany Toledo feito pela jornalista, historiadora e assessora de imprensa do MHMTT, Suely Ferrer, a orientação técnica da Sargento Marilza e correção do professor de Língua brasileira e estrangeira Mayke Riceli.

O livro faz uma viagem ao passado da Polícia Militar em Minas Gerais até chegar os dias atuais do 20º BPM em Pouso Alegre. Além da pesquisa em documentos, também estão publicados relatos dos ex-comandantes, ex-policiais e de comandantes e policiais da ativa.

Além do lançamento do livro acontece ainda a cerimônia de reinauguração do núcleo temático do 20ºBPM, com seu acervo ampliado através de doações de objetos, indumentária, documentos e fotografias feitas pelos policiais da Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário