Tradutor

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Avenida Doutor Lisboa (Fernandes Filho)


Determinando o retorno do nome do Dr. Lisboa à principal artéria de nossa cidade, a Câmara Municipal marchou ao encontro do povo, realizando um de seus grandes desejos.
O governo discricionário, implantado em 1937, não respeitava a vontade popular, nem submetia à sua consulta decisões que diziam de perto com o interesse do povo.
As mais caras tradições eram transformadas em brazas ardentes no turibulo em que se incensava os detentores do poder.
O incensório era o objeto mais usado e mais disputado naqueles regime de tão triste memória.
Em Minas, principalmente, só se conservava nas boas graças do suserano-mirim quem soubesse manejar com eficiência o vaso precioso.
Pouso Alegre, como as demais cidades, também teve sua quota, fornecendo matéria para o turibulo oficial. O nome da nossa principal avenida foi uma das brazas que fizeram subir aos céos a fumaça de resina aromática.

____________________
Chamava-se José Antonio de Freitas Lisboa, e era médico na acepção do vocábulo. Não tinha limites seu amor pelos que sofram. Sua solidariedade era tamanha que o sofrimento alheio também o atingia em cheio. As portas de sua casa e do seu coração estavam sempre escancaradas.
v>
Cortava longas distancias no lombo do cavalo, afim de levar o auxilio da ciência ou o calor do seu coração aos que sofriam e choravam.
Em seu vocabulário tradicional não existia a palavra “não”, por que nunca soube pronunciá-la. O povo, que não podia pagar em moeda os seus benefícios, deu seu nome ao principal logradouro público.
A cidade cresceu e a rua tornou-se o coração da cidade. Lá estava, pregado nas paredes, o nome de seu benfeitor.
Um dia, porém, chegou o regime da adulação, e o coração da cidade, que era a bela avenida, foi escolhido para o sacrifício.
Atirou-se ao incensário aquele nome, para alimentar a fumaça perfumada que se evolava e ganhava as alturas.
Nunca o povo se conformou com a troca. Impossibilitado de manifestar abertamente o seu protesto, aguardava, confiante, o advento do regime da liberdade para fazer valer a sua vontade.
A Câmara interpretou a vontade do povo, determinando a volta do nome do Dr. Lisboa à nossa principal avenida.
No coração do não se entra pela força nem pela violência.

Jornal “A Cidade” 25/04/1948- capa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário