Tradutor

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Cirurgia no nosso hospital

Neste ultimo trimestre, entre as muitas intervenções médicos- cirúrgicas executadas no hospital desta cidade, destaca-se, pela sua importância e completo êxito, as seguintes: Maria Magdalena, de 17 annos de idade, casada, de cor branca, entrada em começo de março com um derrame pleural, lado esquerdo. Feita a puncção, levou-se a effeito a pleurotomia, tendo sido retirado cerca de um litro e meio de liquido francamente purulento, operação essa pela primeira vez praticada com resultado em nossa casa de caridade. A operada teve alta completamente restabelecida a 23 do mês findo.

Mariosa, italiano, maior de 55 annos de idade- infiltração urinaria dos escrotos e períneo por estreitamento urethral. Pela primeira vez nesta cidade praticou-se a operação de urethrotomia externa por abertura da urethra com fistula perineal, obtendo o doente alta radicalmente curado.

Felippe, árabe, maior de 48 annos de idade- estreitamento de urethra com múltiplas fistulas; abertura da urethra posterior, destruição do callo a bistori; fistula perineal; em segunda intervenção urethrotomia interna; fechamento das fistulas e cura completa do operado, que anteriormente já havia se recolhido no hospital. Esse importantíssimo e penoso trabalho cirúrgico foi também o primeiro que se praticou n’esta zona, sendo difficil, senão impossível encontrar-se um enfermo com estreitamento e adherência com que se apresentou no hospital o doente referido.

Todas as melindrosas e importantíssimas operações citadas foram hábil e pacientemente praticadas pelos nossos conceituados clínicos srs. Drs. Nothel Teixeira, Arthur Guimarães e J. Pinto de Carvalho, que se revelaram francos conhecedores dos segredos da cirurgia moderna, livrando assim de morte certa aos três enfermos pobres, amparados pelo nosso excellente hospital e restituídos a sociedade e as respectivas famílias pela pericia e dedicação dos citados clínicos, aos quaes enviamos nossas vivas felicitações pela victoria alcançada.  
 
Jornal “A Semana” 14/07/1912
Hospital Sao Vicente de Paula- 1918
Acervo do MHMTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário