Tradutor

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sobre a comemoração do aniversário de Pouso Alegre durante sua história

Centenário da cidade

A 13 de Outubro comemorou a cidade de Pouso Alegre o seu primeiro centenário de emancipação política e administrativa, com a sua elevação à categoria de Vila. A Lei Imperial que lhe outorgou, os foros do município é de n. 13 de outubro de 1831.
Para celebração condigna dessa grata efeméride aos pousoalegrenses, esta Prefeitura promoveu, entre outros atos comemorativos da data, os seguintes: decretou feriado municipal naquele dia, fez celebrar um solene Te Deum, na Catedral da cidade, realizou, no salão nobre do Club, uma sessão cívica, a que compareceu grande parte da população da cidade, ao correr da qual proferiu interessante conferência alusiva ao acontecimento, o Dr. Vinicius Meyer, ilustre advogado conterrâneo; organizou uma apreciada exposição de retratos e objetos antigos do lugar e promoveu várias diversões de caráter popular, a tudo tendo acompanhado com vivo interesse, a nossa população.

Cf: BERALDO, João. Administração Municipal de Pouso Alegre 1927-1932. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1933, p. 135-136. 

 

Centenário da cidade
Iniciaremos, pois, por este acontecimento, histórico, jubilosa e festivamente comemorado.
Deu-se esse fato em 19 de outubro de 1948; estávamos no inicio de nosso governo local, mas já o havíamos encarecido no nosso discurso de posse e também em nossa primeira Mensagem ao Legislativo, como o transcurso de uma efeméride muito significativa para o Município e que, por esta razão, deveria ser condignamente comemorada.
Não nos desapontamos em nossas previsões, pois que o foi realmente, de u’a maneira além de nossas expectativas, visitaram-nos inúmera autoridades, das quais destacamos os Excelentíssimos Senhores Dr. Milton Soares Campos, Governador do Estado; Dr. Américo Renê Gianetti, Secretário da Agricultura; Dr. José Magalhães Pinto, Secretário das Finanças; Dr. José Rodrigues Seabra, Secretário Viação e Obras Públicas; Dr. João Tavares Corrê Beraldo, Diretor do Banco de Crédito de Minas Gerais; Dr. Vinicius Meyer, Diretor da Imprensa Oficial; Professor Orlando Magalhães Carvalho, Diretor do Departamento de Administração; General Demerval Peixoto, Cmte. Da 4ª Região Militar; Amadeu de Queiroz; Dr. Mario Casassanta e muitos outros.
Naquele dia, a cidade viveu momentos de intensa alegria de seus filhos, pela passagem centenária de sua cidadania. Como marco desse acontecimento, a Prefeitura Municipal e o povo mandaram levantar, na Praça do Mercado um obelisco, cuja inscrição assinala as comemorações e o transcurso das festividades.
Na oportunidade foi realizada a I Exposição Regional Agropecuária, organizada sob os auspícios da Associação Rural Pousoalegrense, com relevante êxito.
Durante uma semana- denominada “Semana do Centenário”- realizaram-se solenidade alusivas, havendo um perfeito entrosamento dos estabelecimentos ì, educandários e sedes de unidades repartições e serviços, os quais, na mais perfeita harmonia e mútua colaboração contribuíram para o maior brilhantismo das comemorações.
As solenidades em apreço foram tão marcantes que, após seu regresso à Capital do Estado, o Exmo. Sr. Governador se dignou ainda enviar-nos u’a mensagem cordial que transcreveremos, como encerramento desta parte discritiva de nossa presente exposição:

“Sr. Alvarim Vieira Rios- Prefeito Municipal de Pouso Alegre
Perduram ainda em meu espírito as impressões agradáveis de minha visita a Pouso Alegre por ocasião dos festejos de seu centenário.
Agradeço muito sensibilizado todas as demonstrações de apreço que me foram tributadas.
Saúdo por vosso intermédio o nobre povo pousoalegrense e renovo os votos sinceros que formulei pelo engrandecimento do município. (a) Milton Campos- Governador do Estado”. 

Fonte: RIOS, Alvarim Vieira. Relatório à Câmara Municipal de Pouso Alegre, relativo ao triênio de 1948 a 1950. Pouso Alegre, 1951.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário