Tradutor

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Do Largo do Rosário à Praça João Pinheiro

No início do século XIX, Pouso Alegre, um vilarejo recém formado, marcado fortemente pela religiosidade, já possuía um lugar onde as pessoas se encontravam para realizar suas preces diárias, porém, sentiram a necessidade de construir outro para se venerar Nossa Senhora do Rosário no referido Largo da Alegria, assumindo este espaço seu primeiro uso de apropriação, abrigando assim a população negra (escrava) da cidade:
“Era um edifício de paus a pique, baixo, em forma de um chalé, em cuja ponta de seu ângulo havia uma cruz singela, com duas varandas laterais em meia água, presas quasi ao seu telhado, tendo três portas, uma de cada varanda, todas elas dando ingresso para o corpo da igreja. Do lado esquerdo, na varanda e pelo lado de fora, havia tosco e simples, um senheiro pregado da madeira em mão francesa. Dentro da nave nenhuma obra de arte havia de apreço e notável relevo arquitetônico, senão muito singelicamente adornado o trono da Senhora do Rosário, altar-mór de algum lavor em ouro”.

Diferentemente de outras localidades da época, tal construção teve contribuições de Senhores e Escravos, e certa convivência se estabelecia em um mesmo espaço, como muito bem expressa o memorialista Eduardo Amaral: “A antiga Igreja dedicada a N. Sra. Do Rosário pertencia aos homens de cor, mas a sua administração estava afeta ao vigário de Pouso Alegre e as pessoas gradas do lugar”.
Nesta mesma praça, fora erguido o pelourinho, estabelecendo assim usos de relação e poder, onde seriam julgados e punidos os criminosos da cidade. Em Pouso Alegre houve apenas um caso emblemático, em que se utilizou tal instrumento, vindo a ruir-se tal símbolo antes mesmo de se iniciar o século XX, dando lugar a um parque, lugar este de encontros sociais e de lazer.
Com o passar dos anos, na década de 40, aquele lugar necessitava de uma reforma, pois como se refere a Revista do Centenário de Pouso Alegre “um velho parque (denominado Major Dorneles), cuja única utilidade, até então, era abrigar, na penumbra da noite fatos vergonhosos (...)”. Nesse intuito, a administração municipal, sendo presidida pelo então prefeito Tuany Toledo, executa uma obra de revitalização daquele espaço, que por muitos anos fora conhecido como “Parque Infantil João da Silva”. Exerciam-se diversas atividades esportivas (como jogos de volley e natação), praticas de escotismo e brincadeiras infantis, tornando-se privilegiado espaço de encontro das famílias pousoalegrenses. 
Com o crescimento da cidade, houve a necessidade de se instalar um terminal rodoviário que acomodasse um número maior de veículos que conduzissem as pessoas para outras localidades. Em diversas discussões, no final da década de 60, fora determinado aquela localidade para que se construísse o terminal. O espaço em que antes era habitado por famílias, crianças, passa agora a ser ocupado por pessoas que embarcavam e desembarcavam na cidade, transformando-se assim em lugar de passagem.
Atualmente, a Praça João Pinheiro é utilizada por grupos sociais diferenciados. Ao mesmo tempo em que abriga os departamentos do poder público, ouvem-se os gritos alegres de crianças que estudam em um grupo escolar, as gírias de jovens que ali andam de skate e os burburinhos das prostitutas que vão em busca de seu ganho diário. Alguns eventos reúnem a população naquele espaço, entretanto, diariamente, ao surgir a noite, o movimento se torna escasso e o silêncio faz sua habitação. 

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário