Tradutor

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sete de Setembro: Aniversário da Publicação do “Pregoeiro Constitucional”



Sete de setembro é uma data notável para o Brasil. Entretanto para Pouso Alegre esse dia deve ser lembrado de maneira particularmente cara, pois que é a data do anniversário do primeiro jornal de Pouso Alegre, primeiro do Sul de Minas e o quinto em toda a província, na ordem chronológica.
No dia 7 de setembro de 1830, há 104 annos, publicou-se no então arraial de Pouso Alegre, o “Pregoeiro Constitucional”.
Foi seu fundador o Padre José Bento Leite Ferreira de Mello.
“O Pregoeiro”, diz Amadeu de Queiroz, illustre historiador patrício, foi um jornal de combate, impresso em typographia própria, adquirida unicamente para esse fim pelo Padre José Bento.
Lendo-se o “Pregoeiro” verifica-se que jamais teve muitos mercantis; não faz nenhuma referência a própria typographia, tão pouco publica o seu expediente comercial. Foi jornal de assignantes honorários e escolhidos, de pequena e cuidadíssima tiragem”.
“A impressão que deixa a leitura do notável jornal de Pouso Alegre, continua Amadeu de Queiroz é a da nobreza de seus redactores e aristocracia das idéas que propagavam”.
A typographia do “Pregoeiro” era installada em uma pequena casa que existiu entre a Praça Senador José Bento e a rua Adolpho Olynto, ao centro da travessa chamada hoje João da Silva, ao lado esquerdo de quem entra da praça e onde termina a casa que pertence actualmente ao advogado Dr. José Manoel dos Reis”.
Natural de Campanha o fundador da imprensa em Pouso Alegre para aqui veio em provimento a capella do Senhor Bom Jesus de Pouso Alegre, creada em 1810.
Logo após foi nomeado vigário da vara, cargo que jamais abandonou.
A figura impressionante desse homem e a sua obra nos fazem acreditar nas modernas theorias da civilização em saltos.
Por que sob a sua protecção “o arraial foi de freguezia a villa, expontaneamente pela riqueza de suas terras, pela salubridade de seu clima, pelo encanto de sua topographia, pela sua excepcional posição geographica”.
Diz Amadeu de Queiroz, que, pelo estudo minucioso da vida do Padre José Bento tem-se a impressão de que a freguezia foi creada principalmente pelos seus esforços pessoaes perante o bispo D. Matheus, constituindo esse acontecimento o seu primeiro e grande serviço a terra que desinteressadamente adoptou.
Padre José Bento mereceu as honras honorárias de Cônego Honorário da Sé de São Paulo, foi nomeado Cavalleiro e Comendador da Ordem de Christo. Foi Deputado Geral pela província de Minas e em 1834, apresentando em uma lista em que figuravam, além do seu, os nomes de Vasconcellos e Manoel Ignacio de Mello e Souza, foi escolhido Senador pelo Regente.
O seu nome ligou-se para sempre a história liberal do paiz e só hoje, longe das paixões violentas de uma quadra de luctas sangrentas nós podemos apreciar a grandeza da fé patriótica que o animou.
Conta A. Valadão na “Campanha da Princeza”, em 1830, José Bento funda em Pouso Alegre o “Pregoeiro Constitucional” a primeira folha que apareceu no estado de Minas. Era um jornal vibrante- o ferro em brasa na chaga do absolutismo.
Na typographia do “Pregoeiro” foi impressa a chamada “Constituição de Pouso Alegre” que seria a Constituição do Brasil se não falhasse o golpe de Estado de 30 de julho. ;as a constituição ficou, ficou programma de partido, como expressão que foi do sentimento liberal do paiz.
“E perante a história é impossível separarem-se a figura política de José Bento e nome do Pregoeiro Constitucional.
Recordemos pois a figura varonil do Senador José Bento e saibamos aproveitar no centésimo quarto aniversario da fundação do “Pregoeiro Constitucional” as licções admiráveis de civismo e de interesse pela causa publica que nos deixou esse ardoroso paladino de sentimento liberal.
Gloria a memória excelsa do Senador José Bento Leite Ferreira de Mello.

Extraído do Jornal “A Cidade” 09/09/1934, capa
*Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário