Tradutor

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A instrução pública em Pouso Alegre


A primeira escola pública de Pouso Alegre foi criada em 1818, sob a direção do Padre João Damasceno Teixeira. Durante o século XIX muitos outros professores também exerceram o magistério em Pouso Alegre, alguns em pequenos colégios, que geralmente funcionavam em suas próprias residências.
Em 1872, existiam na cidade dois colégios: um para meninas, o de Nossa Senhora das Dores, e outro para meninos, o de São Sebastião. O Colégio de Santa Cruz, criado em 1875, dedicava-se à instrução de meninos, com os cursos primário e secundário. O Liceu Pouso-alegrense, ou Colégio Mendonça – como ficou conhecido, foi fundado em 1880.
Em 8 de setembro de 1899, foi fundado o Ginásio Diocesano São José, dedicado à instrução de meninos, na chácara onde funcionava o antigo Colégio Mendonça (hoje, 14º GAC). Em 1918, o Ginásio São José transferiu-se para o antigo Palácio Episcopal, onde se encontra atualmente, e, em 1948, foi vendido aos padres Pavonianos, que o mantêm até hoje.
Em 1902, as Irmãs da Visitação abriram em Pouso Alegre um colégio para meninas, que também funcionava na antiga chácara do Colégio Mendonça. Em 1911, esse Colégio foi transferido para as Irmãs Doroteias e, em 1919, passou a funcionar em um prédio na Rua Francisco Sales (atual edifício do Conservatório).
O Grupo Escolar Monsenhor José Paulino foi instalado em Pouso Alegre em 1906 e ministrava o ensino primário e o religioso. Em 1912, passou a ocupar o prédio situado na Av. Dr. Lisboa, onde se encontra atualmente.
A Escola Profissional Delfim Moreira começou a funcionar em 19 de março de 1917, dedicada à educação de meninos pobres. Possuía oficinas de tipografia, carpintaria, alfaiataria, sapataria e uma seção agrícola.
A Escola Doméstica Santa Terezinha, criada em 5 de abril de 1929, dedicava-se “ao ensino de misteres e prendas domésticas às mocinhas pobres”. O Orfanato Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurado em 3 de junho de 1920, na Rua Adolfo Olinto, e oferecia instrução primária e ensino de trabalhos domésticos para meninas órfãs.
 
 
Fonte: Revista Acaiaca (junho, 1951) / GOUVÊA, Octávio Miranda. “A história de Pouso Alegre” / Revista Museu Histórico Municipal Tuany Toledo (outubro, 2010).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário