Tradutor

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A CRIAÇÃO DA DIOCESE DE POUSO ALEGRE

O surgimento da Diocese partiu da iniciativa do padre José Paulino de Andrade (foto), que, em 1897, como vigário desta cidade, divulgou a ideia no semanário católico Pátria. Apoiado pelas autoridades eclesiásticas de São Paulo e Mariana, ele trabalhou ativamente para converter em realidade o seu projeto.
 
Em 10 de maio de 1899, o bispo de São Paulo, Dom Antonio Candido de Alvarenga, nomeou o padre José Paulino visitador diocesano da parte do Sul de Minas que pertencia ao Bispado de São Paulo. No exercício desse cargo, em suas excursões pelo local que devia visitar, o padre José Paulino tratou de angariar os recursos necessários para a formação do patrimônio da Diocese e para a aquisição dos edifícios indispensáveis ao seu funcionamento.
 
Em setembro de 1899, foi instalado o Seminário Menor de Pouso Alegre, em uma chácara adquirida pelo padre José Paulino, onde funcionou outrora o Colégio Mendonça e posteriormente o 8.° Regimento de Artilharia Montada. O padre José Paulino também realizou obras de reparo na igreja matriz de Pouso Alegre, necessários para sua elevação à catedral, e adquiriu mais algumas propriedades para a futura Diocese.
 
Em agosto de 1900, pelo decreto Régio Latissime Patens, foi, finalmente, criada a Diocese de Pouso Alegre, constituída pela região denominada "Sul de Minas" e desmembrada das dioceses de Mariana e de São Paulo.
 
Devido à saúde debilitada, o padre José Paulino foi forçado a abandonar os seus trabalhos e, em dezembro de 1900, foi para o Rio de Janeiro para tratamento. Ele foi substituído pelo padre José Maria Mendes, que, em 17 de fevereiro de 1901, recebeu comunicação da nomeação do primeiro bispo da Diocese.
 
Fonte: Júlio Perlatto (org.), Revista Diocese Centenária. Pouso Alegre, Graficenter, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário