Tradutor

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Relógio da Catedral

As obras da nova Catedral caminham a passos largos. E os olhos da nossa população se enchem de prazer ao contemplar a imponência da augusta massa arquitetônica que ali, no largo histórico de Pouso Alegre, se está erguendo como um atestado vibrante da generosidade e fé dos Católicos desta Diocese e a firme e inabalável vontade de um Bispo que dá a nós todos uma demonstração consoladora de operosidade e ação construtiva. Ora bem. Deante da imponência da construção, que está interessando bem de perto a população de nossa terra, não é possível deixar de formular uma pequena advertência sobre o futuro relógio que irá ornamentar uma de suas torres. Pensamos que os beneméritos mentores dos serviços que são orientados no sentido de brindar nossa Diocese com uma Catedral maravilhosa, não devem recuar deante do custo a que possa montar um relógio, que seja uma obra à altura dos fins que devem preencher.
Um relógio como o da Catedral de Pouso Alegre, além de ser um ornamento, necessário da torre em que será colocado, é um complemento, por isso mesmo, da magestade do empreendimento que o esforço da população católica está realisando sob a segura orientação do nosso Bispo, é também um regulador publico, passando a marcar e unificar toda a atividade social e econômica do nosso município, imprimindo-lhe ordem e eficiência.
Claro que neste caso não será um relógio só para os católicos, interessará população interia da cidade, na totalidade de suas classes, será um relógio dos ricos e dos pobres, mais destes que daqueles, um relógio que ofertará a todos os lares a hora certa.
Por isso, o concurso para que se coloque na Catedral um bom relógio, deve ser de todos, cabendo neste caso, igualmente, uma providência simpática dos poderes públicos, que como chefes do governo municipal devem colaborar como opinião geral no sentido de que a nossa Catedral e o nosso povo tenham o relógio que merecem e de que necessitam.

Extraído do Jornal O Linguarudo, 12/02/1949, capa
Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário