Tradutor

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Pouso Alegre, sua beleza, seu progresso, sua administração

Para o viajante, que chega de outras terras, Pouso Alegre é uma surpresa e um milagres, porque ninguém supõe que um município como este, que não tem tido auxílios de grandes empresas particulares ou oficiosas, possa apresentar aspectos tão encantadores, movimento comercial tão desusado, produção agricula tão variada e em larga escala como Pouso Alegre apresenta, em comparação com outras cidades brasileiras. É natural o espanto que causa aos forasteiros o nosso desenvolvimento, pois que lá fora ninguém conhece as causas certas do quasi extranho progresso deste centro do Sul de Minas.
È comum a gente ouvir exclamações como esta: “Como é que Pouso Alegre, uma cidade pobre, está mais deslumbrante e progressista que do que as cidades ricas?!” Esses que assim perguntam não examinaram ainda as causas principais da vitalidade econômica do nosso município.
Evidentemente a nossa industria começou a se desenvolver, de maneira mais notável, de uns seis anos a esta parte. Mesmo assim não apresentamos ainda um movimentos industrial que esteja em relação com o movimento e grandeza de nossa cidade.
Há pouco tempo um fiscal do Instituto dos Industriários confessou que calculara maior o numero de nossos industrais porque se encantara com o movimento da cidade, com a grandeza material dos nossos edifícios e com a extensão da “urbs” rumorejante, que já tem sido comparada ás capitais modernas e deslumbrantes.
Entretanto é fácil explicar a grandeza deste município. A posição geográfica, em primeiro logar, tem seu destaque especial no encaminhar para aqui os habitantes dos logares visinhos. A salubridade do clima, a belesa topográfica da séde, de onde se descortinam os mais vastos encantadores horizontes, contribuem, em larga parcela, para a boa fama do logar. As terras muito divididas e cultivadas, produzindo vários produtos diferentes, não deixa haver as crises motivadas nos logares onde se pratica a monocultura.
Uma terra assim feliz teve ainda a ajudar-lhe a grandeza outros fatores de êxito... Entre esses o privilegio doce e grato de contar em seu convívio com personalidades de eleição, naturais da terra alguns, outros de outras origens, mas todos unanimes no seu amor a Pouso Alegre. Um desses foi D. Nery, o excelso prelado, que além das qualidades piedosas de pastor de almas dedicadíssimo reuniu ainda outras de orador incomparável e escritos importantíssimo. D. Nery foi um precursor, um fundador de movimentos, um mestre iluminado, que se rodeou de um pugilo ilustre de discípulos, e hoje esta imortalisado pela tradição de suas obras singulares e pela chama sagrada da saudades que ficou no coração e nos espírito de seus continuadores.
Falando em D. Nery nós nos lembramos dos primeiros dias desta freguezia, quando aqui chegou, jovem e cheio de energias, que ele dedicou em favor desta terra, o seu primeiro vigário, padre José Bento Leite Ferreira de Melo, mais tarde Senador do Império, fundador da imprensa em Pouso Alegre, político de grande influencia nos dias agitados das lutas administrativas do Império. O Senador José Bento foi também um precursor, pois imprimiu nas oficinas do “Pregoeiro Constitucional”a Constituição que seria do Brasil e que passou á historia com o nome de “Constituição de Pouso Alegre”.

(...)
O seu governador atual, o Prefeito Tuany Toledo, representante do Governador do Estado e que fora anteriormente eleito Presidente da Camara Municipal, é bem o representante do povo de Pouso Alegre, reunindo em sua personalidade as melhores tradições dos filhos desta terra. Homem que se fez no estudo e no trabalho, homem que sempre se dispoz a auxiliar os seus semelhantes, o farmacêutico Tuany Toledo é um representante da ponderação e da tenacidade dos mineiros, por que jamais se entibiou diante de quaisquer dificuldades e nunca se esmoreceu frente aos maiores sacrifícios. Dotado de rara capacidade de uma tempera de aço, nasceu o Sr. Tuany Toledo com a predestinação de servir a causa publica e mercê dessa predestinação venceu todos os obstáculos, com galhardia e destemor, tornando-se creador de admiração e simpatia. Imaginoso, porém meticuloso nas suas realizações, entusiasta mas prudente, não se deixando governar por paixões mesquinhas e pessoais, é o atual governador de Pouso Alegre o dirigente ideal para uma coletividade que deseja o progresso geral.
É com esse prazer que consignamos, nestas palavras sobre a vida e a administração de Pouso Alegre, essa nota de justiça sobre a personalidade do seu dirigente pois ele é bem a síntese vibrante de uma terra feliz e gloriosa.
Na pessoa, pois, do Sr. Prefeito Tuany Toledo homenageamos todas as autoridades e todo o povo de Pouso Alegre. 

Extraído do Jornal “O Linguarudo” 08/10/1939
Escrito como no original

Um comentário:

  1. Tenho boas lembranças de Pouso Alegre, quando menina frequentava a casa do Tio Pedro Andrade e o que nunca saiu da minha memória é o Jornal O Linguarudo e ele era representante do Baú da Felicidade. Ele eta tio do meu falecido pai, Nelson Pinto de Andrade. Hoje não tenho notícias de nenhum dos filhos, Pedro Lucio, Ana Maria e Leonilda. Comecei a procurar no Google e Facebook quando achei alguns comentários da cidade e deparei com o nome Pedro Lucio de Andrade e o Jornal Linguarudo. Gostaria de saber notícias dos filhos.

    ResponderExcluir