Tradutor

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Instituto Santa Dorotéia

Foi sem duvida em uma hora feliz para Pouso Alegre, aquela em que lhe passaram o solo as Irmãs Dorotéias. Já se escoaram desde então, 46 anos. Todos eles tem sido marcados por um labor contínuo, profundamente Cristão e humano , em favor da formação, não só da mocidade feminina de Pouso Alegre, mas, das cidades circunvizinhas.
O Instituto Santa Dorotéia possui como finalidade apostólica precípua a educação. Para este mister ele foi fundado pela MADRE PAULA FRASSINETTI. É, a educação, o seu campo de batalha na Igreja de Deus.
Em nossa terra tem sido, as Dorotéias, fiéis e exímias no desempenho de sua sublime missão. Quando as igrejas se enchem de povo em busca de vida divina. Quando no lar, a família vive a sua missão. Quando, nos hospitais, se encontram abnegadas Irmãs que suavisam as dores alheias. Quando, nos mosteiros, centenas de almas vivem o mistério da prece e da imolação. Quando, em meio ao mundo conturbado, se encontram almas de valor. Quando os seminários e comunidades religiosas se enchem de novos obreiros para a messe do Senhor, procuramos saber qual a seiva que fez frutificar tão fecunda sementeira, a resposta encontramos na educação cristã que foi ministrada. A resposta encontramos na abnegação integral da vida das educado
ras que souberam prepara para Deus, o seu povo; para o lar a esposa; para os hospitais, as enfermeiras; para os mosteiros, as monjas; para o mundo, os heróis; para o altar, os Sacerdotes; para a vinha do Senhor, novos religiosos.
Em nossa cidade é o que vem fazendo com a sua obra educativa as Irmãs Dorotéias. Há 46 anos a nossa juventude feminina, o que equivale dizer, nossas avós e nossas mães, nossas irmãs e nossas noivas vem passando por esta casa de educação, onde garantem os fundamentos de uma formação sadia para a família e a sociedade pousoalegrense.
No corrente ano, manteve o Instituto Santa Dorotéia os Cursos de Jardim da Infância, Primário e Admissão ao Ginásio, Ginasial e de Formação de Professoras, com a matricula de 500 e poucas alunas.
Há, aí, motivo de sobejo para que nosso “informativo” renda a esta entidade educacional o tributo de homenagem e incentivo a que prossiga na sua missão de semear o bem para a gloria de Deus e felicidade do mundo.  



Extraído da Revista “Informativo Pousoalegrense” 1957, p. 61
*Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário