Tradutor

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Ensino em Pouso Alegre (Década de 50)

A cidade de Pouso Alegre é incontestavelmente um grande centro educacional. Inúmeros estabelecimentos de ensino enriquecem o patrimônio cultural de nossa cidade. Centro de irradiação de instrução, Pouso Alegre, se inscreve no cenário cultural do Suld e Minas, como a expressão mais forte e positiva do ensino quer primário como secundário. Comecemos com um retrospecto dos nossos estabelecimentos de ensino.
Ginásio e Escola Normal “Santa Dorotéia”
O Ginásio e Escola Normal “Santa Dorotéia”, foi fundado em 11 de fevereiro de 1911.
Funciona em maravilhoso edifício próprio, montado com todos requisitos modernos de educação, e conta este ano com 510 alunas incluindo todas as séries desde o Jardim da Infância até o 3° ano do Curso de Formação.
Colégio São José
O Colégio São José, instalado em majestoso edifício próprio , possuindo bela piscina, é um  ginásio moderno e de educação moderna. O colégio vai nestas férias entrar em obras para maior comodidade dos alunos e magnificência das instalações.
É seu atual diretor o Padre Carlos Colombo, emérito educador e administrador. Conta atualmente com 430 alunos.
Escola Técnica de Comércio
A Escola Técnica de Comércio São José, dirigida pelos professores Dr. Geraldo Clemente de Andrade e Alberto Péres, acha-se localizada em magnífico prédio próprio, com todas as instalações modernas, tornando-se incontestavelmente numa das maiores casas de ensino de Pouso Alegre. Nas suas diversas séries frequentam 337 alunos de ambos os sexos; funcionam regularmente com cursos de Admissão, Comercial Básico e Técnico de Contabilidade.
Escola Doméstica “Santa Terezinha”
Sob a direção da madre Lydia Bueno de Oliveira, funciona a Escola Doméstica “Santa Terezinha”, com a frequência de 60 alunas.
Está em acabamento as obras para um pensionato que vai funcionar anexo à Escola.
As irmãs da Escola Doméstica “Santa Terezinha” exercem na cidade, um trabalho muito interessante e elogiável de Assistência Social, não só no perímetro urbano como suburbano.
Escola Profissional “Delfim Moreira”
Esta Escola foi fundada pelo nosso querido Bispo D. Otávio em 19 de março de 1917.
Atualmente é dirigida pela Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada e ministra educação e instrução literária profissional a menores órfãos desvalidos.
Está com seu novo e imponente prédio prestes a ser inaugurado.
Os alunos ai aprendem a arte tipográfica, alfaiataria, horticultura,sapataria.
Orfanato Nossa Senhora de Lourdes
Esta casa que tem a direção das Irmãs da Caridade, é sustentada pela Associação de Caridade de Pouso Alegre.
Destina-se ao amparo das crianças pobres e desvalidas, tornando-se numa casa de verdadeira caridade, tantos benefícios congrega em seu selo. É uma casa que realmente representa o espírito caridoso de nosso povo.
Seminário Diocesano
Funciona em prédio próprio e foi fundado em 8 de setembro de 1899, sob a invocação de Nossa Senhora Auxiliadora. Tem como diretor o Cônego Sebastião Vieira. Conta atualmente com 81 seminaristas.
Escola Prat
A escola de datilografia funciona sob a competente direção da professora Euridice Carvalho Coutinho, e todo ano dá a nossa cidade grandes turmas de alunos que ali buscam aperfeiçoamento tornando-se magníficos chefes e funcionários.
Seminário “Santo Antonio Maria Claret"
Fundado em 2 de junho de 1956, dirigido pelo Padre Irineu Balestero C.M.F, reitor.
Conservatório Estadual de Música “Juscelino Kubitschek”
Dirigido pelo Capitão João Soares de Sousa. Criado em 14 de dezembro de 1951, pela lei Estadual n° 825, instalado oficialmente em 30 de maio de 1954.
Grupo Escolar- Prof. Joaquim Queirós-
O Grupo Escolar “Professor Joaquim Queirós” é dirigido pela professora Cecila de Souza, tendo como auxiliar a Professora Evangelina Meireles Miranda e 14 professoras, e foi intaldo em 1° de fevereiro de 1949.
Grupo Escolar- Monsenhor José Paulino-
Este foi o primeiro Grupo instalado em nossa cidade, no dia 6 de Agosto de 1912; é atualmente dirigido pela professora d. Cleonice da Silva Caldas, auxiliada pela professora Josefina da Costa Ferreira e conta com 15 professoras.
Grupo Escolar- Hermantina Beraldo-
Instalado em 28 de Maio de 1946; é dirigido pela Professora Maria das Dores Lamounier de Vilhena que é auxiliada pela Professora Tarcila Paiva de Carvalho. Tem 20 professoras.
Grupo Escolar –D. Otavio
Fundado em 27 de Fevereiro de 1954, tem como Diretora a Professora Clarisse Toledo e como auxiliar Jandira Ribeiro Tosta. Tem 10 professoras.
Grupo Escolar- Presidente Bernardes-
Fundado em 2 de fevereiro de 1956 é dirigido pela Professora Clarisse Caldas, tendo como auxiliar Prof. Lourdes Andery e 11 professoras.    
Pouso Alegre ainda contava com 35 escolas municipais na década de 50.


Extraído da Revista “Informativo Pousoalegrense” 1957, p. 17-20
*Escrito como no original
Colégio Sao José e Seminario- Década de 40
Acervo do MHMTT
Grupo Escolar Monsenhor José Paulino- 1920
Acervo do MHMTT
Colégio Santa Dorotéia- 1930 (Atual Conservatorio)
Acervo do MHMTT
Escola Profissional- 1930
Acervo do MHMTT

Um comentário:

  1. Gostaria de obter informações sobre a professora Evangelina Meirelles de Miranda.
    Prof. Dra. Aparecida Duarte Programa de Pós-graduação em Educação da Univás.

    ResponderExcluir