Tradutor

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fabrica de Colla Chimica

Quando se noticiou nesta cidade que para aqui viria uma fabrica de colla chimica, esta folha debateu largamente e assumpto mostrando as vantagens que dahi adviriam fatalmente para Pouso Alegre.
Há poucos dias noticiamos a definitiva installação dessa industria e hoje informamos aos nossos leitores, que a fabrica já está funcionando regularmente.
É o proprietário da fabrica que veio dar maior movimento e riqueza a Pouso Alegre, a firma Industrias Chimicas Renard Lmitda.
O Diretor da firma é o Sr. Otto Renard.
A matéria prima é a caseína producto que até a pouco, era entre nós relegado como inútil. Agora esse producto desta zona, será empregado todo pela firma Renard. Dentro de pouco tempo será produzido uma quantidade de caseína correspondente a 50.000 litros diários.
A colla das fabricas Renard tem sindo empregada em São Paulo com grande acceitação. Alliás isto é muito natural pois que a colla é considerada como um producto de qualidade superior egual a extrangeira. Para corroborar a nossa affirmativa transcrevemos o trecho de uma noticia a respeito das realizações do Club Paulista de Planadores, sociedade de amadores de aviação que usam aviões sem motor. Referindo-se a colla diz o “Diario de São Paulo”:
“Uma particularidade interessante dos planadores é que nos seu fabrico não se prega um único prego. Tudo é madeira collada. Pequenas taxas grantem, depois da aplicação da colla, a adherencia de umas as outras peças e são depois retiradas. Colla de tanta resistência é a da caseína que, no apparelho actualmente em exposição é originaria do estado de Santa Catharina do Laboratorio Renard, de Blumenau.
A caseína de Santa Catharina, é igual a allemã. O verniz para diversas applicações, o material do contraplacado, a colla, o material para enchimento, a tela-tudo isto nada fica a dever ao material importado.
Podemos esperar pois, muito em breve a noticia da construcçao de aviões nacionaes collados com a colla Renard de Pouso Alegre.
O Director Technico da fabrica de Pouso Alegre é o Dr. Gerhard Grunow.
Extraído do Jornal “A Cidade” 02/12/1934, p. 02
*Escrito como no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário