Tradutor

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Muitas Histórias


Parte Histórica- Pouso Alegre

Freguezia da Cidade (p. 92-94)

Pouso Alegre já teve uma época em que a industria fabril começou a ser ensaiada: José da Cruz Alvarenga e Mello aqui estabeleceu uma pequena fabrica de chapéos, mas, infelizmente teve de fechar-se.
Para augmento da vida própria da cidade tem faltado a iniciativa particular.     
Bem sabemos que esta falta é devido actualmente á crise medonha que atravessamos:- os capitães são retrahidos, e a industria morre à míngua de recursos; não deve porém, estar o longe o dia que Pouso Alegre terámuitas outras cidades do Sul de Minas, a sua época de properidade industrial: é uma questão de tempo.
Nas margens do Mandú e do Sapuchaymirim encontra-se excellente barro de telha, com que as olarias existentes fornecem o material necessário para as construcções da cidade.
As olarias só se occupam do fabrico de tijolos e telhas curvas; mas o barro presta-se perfeitamente para o fabrico de telhas francezas e outras obras da cerâmica.
Um curtume regularmente montado explora, com algum resultado a industria dos couros.
A colônia Francisco Salles propriedade do Estado, creada pela Lei n. 150 de 20 de julho de 1896, já se acha funccionando na antiga fazenda da Faisqueira, e há de trazer, por certo, grandes benefícios para a cidade.
Existem dentro do perímetro da cidade, assim como em algumas fazendas nas proximidades, algumas plantações de uvas que fornecem um vinho bem regular, cujo fabrico, sendo melhorado, pode dar um producto que rivalise com os vinhos nacionaes de primeira qualidade.
Tambem, de longa data, se fabrica chá de boa qualidade, embora em pequena escala; e em menor escala ainda, vem a produção de cêra.
Nos quintaes encontra se grande variedade de fructas:- a larangeira,o pecegueiro, a jabuticabeira, a nogueira, e muitas outras dão aqui em abundancia fructos muito saborosos.
As hortaliças de toda a espécie encontram aqui um clima muito aperfeiçoado.
Cultiva-se na freguezia a cidade a canna, o fumo, o café e toda a espécie de cereais; exporta-se além destes productos, polvilhos, farinha, queijos, gallinhas, gado e cevados.
O commércio em Pouso Alegre é bastante animado, e gosa de muito conceito na Praça do Rio de Janeiro e na de S. Paulo, com as quaes tem as suas transacções mais importantes.


Fonte: OLIVEIRA, A. M. Almanack do Município de Pouso Alegre. Rio de Janeiro: Casa Mont’Alverne, 1900.
*Escrito como no original.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário