Tradutor

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Escola Estadual Monsenhor José Paulino

Em 16/12/1906 foi criado por decreto baixado pelo Vice-Presidente do Estado de Minas Gerais, Júlio Bueno Brandão, o Grupo Escolar Monsenhor José Paulino. 
Em 06/08/1912, com a presença do Secretário de Estado do Interior e Instrução Pública de Minas Gerais, Delfim Moreira da Costa Ribeiro foi inaugurado o prédio onde, desde então, funciona  o antigo Grupo Escolar hoje denominado Escola Estadual Monsenhor José Paulino.
O nome do patrono foi escolhido, depois da criação do Grupo, em homenagem a Reverendo “José Paulino que ocupou o cargo de vigário e econômo da cidade de Pouso Alegre. Na cidade, atuou com dedicação na criação na criação da diocese com sede em Pouso Alegre e sempre dedicou-se com empenho no trabalho da educação, daí a escolha de seu nome como patrono do grupo.
Situado no centro da cidade, construído segundo fontes orais, no local onde, anteriormente havia a casa senhorial do Senador José Bento Ferreira de Melo, na Avenida mais importante da cidade, o prédio do Grupo Escolar permanece, como no passado, sinalizando o destino cultural da vidade, hoje repleta de escolas, colégios e faculdades. Na verdade, sua arquitetura antiga, conservada pelo tempo e por todoso os que nele atuaram é o verdadeiro monumento à cultura pouso-alegrense e, como tal, deve ser conservado.
Grupo Escolar Monsenhor José Paulino- 1920
Escola Estadual Monsenhor José Paulino
Fonte: http://ginacaninana.blogspot.com.br/2012/02/patrimonio-historico-de-pouso-alegre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário