Tradutor

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Clube Literário e Recreativo

Inaugurado a 07/04/1926 teve como idealizador e primeiro presidente o Coronel Joaquim Mariano Campos do amaral.
Segundo consta nos livros históricos, o projeto de lei n°151 de 18 de janeiro de 1923 autorizou a doação do pa, “mediante condições estipuladas, do prédio que servia de Paço Municipal afim de ser demolido e no local construído o edifício para sediar a sociedade”.
O Clube Literário e Recreativo se ergueu ao apreço de muito esforço e de rara abnegação do Cel. Campos do Amaral que, reconhecendo a lacuna de um ponto de concentração social e diversões familiares tornou a iniciativa da construção de um prédio para a sede da sociedade. Substituindo a antiquada casa da Câmara, foi construído na praça principal de Pouso Alegre um edifício de “bela arquitetura e sólida construção, mandado levantar pelo Clube Recreativo”. Em elegante estilo francês, com o telhado feito de telhas importadas, de ardósia, o edifício do Clube Literário marcou épocas na história de Pouso Alegre, local de encontros sociais, culturais e políticos, cuja biblioteca foi uma das primeiras do estado e a quinta do país.
“É natural que, pôr tudo isso, sintam-se satisfeitos os membors do deliberativo municipal com o destino do antigo prédio próprio do município, já então desnecessário aos fins para que servia, dada a conclusão do edifício do Fórum, com o qual o governo do Presidente Artur Bernardes dotou a cidade e no qual foram reservadas acomodações para as diversas repartições municipais” (Jornal Alma Branca, 07/04/1928, n. 01).
O edifício do Clube Literário e Recreativo de Pouso alegre, permanece alerta na Praça Senador José Bento; apesar das inúmeras intervenções sofridas em sua arquitetura ainda conserva, na fachada, as marcas de sua construção. Espremido entre construções modernas que lhe roubaram a posição de destaque, ele conserva, ainda hoje a dignidade cultural de seu estilo, continuando a ser um marco na vida cultural de Pouso Alegre.
Clube Literario- 1935
Clube Literario- 2011
Fonte: http://ginacaninana.blogspot.com.br/2012/02/patrimonio-historico-de-pouso-alegre.html


Fonte: Dossiê dos Bens Tombados da Cidade de Pouso Alegre, abril de 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário