Tradutor

terça-feira, 1 de maio de 2012

O GUARDIÃO DA HISTÓRIA POUSOALEGRENSE


A Câmara Municipal de Pouso Alegre prestou na última segunda-feira, dia 16 de abril de 2012, uma homenagem ao funcionário mais antigo da Casa, Alexandre de Araújo, que comemorou nesta terça-feira, dia 17 de abril de 2012 noventa anos de idade.

Além de mais antigo servidor da Câmara, Sr. Alexandre como é conhecido, é um dos mais respeitados e queridos cidadãos pousoalegrenses, por dedicar mais de 50 anos de sua vida a preservação da história de Pouso Alegre.

Sr Alexandre Araújo é um dos maiores historiadores do município e guardião da memória do seu povo.


A SUA HISTÓRIA

Tanto na vida profissional como na vida particular, Sr. Alexandre é um exemplo de homem e cidadão e tem em sua memória fatos que marcaram a história do Brasil e do Mundo.

Alexandre de Araújo é casado há 66 anos com Leonor, com a qual teve três filhos que geraram vários netos. Ele nasceu em Pouso Alegre, numa quinta-feira, no dia 17 de abril de 1922.

Quando tinha seus 8 ou 10 anos, Alexandre conta que tinha um carrinho, desses de duas rodas, de fazer compras, de sociedade como um amigo (Augusto Ribeiro), que tinha a mesma idade também. Chegava ao Mercado pela manhãs e oferecia as senhoras para carregar as compras até as residências. Em troca recebia de 500 réis, 600 réis.

Na década de 50, Alexandre começou a trabalhar no escritório do DNER, extinto orgão do governo federal, o escritório local do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem foi criado para admnistrar as obras da Fernão Dias. Foi nesta mesma década que Alexandre acompanhou a instalação da estátua do Bandeirante Fernão Dias às margens da BR 381. Ela foi erguida em 1962 e foi apelidada de “bonecão” pelos operários, engenheiros e chefes do DNER. Em 1964, foi convidado por Argentino de Paula para trabalhar como secretário da Câmara. Enquanto exercia suas atividades como secretário, Araújo começou a sonhar com uma forma de preservar a história de Pouso Alegre.

Em 1965 realizou uma exposição na casa Vitale. Alguns amigos e conhecidos gostaram da ideia e emprestaram objetos para esse evento. Profeticamente Sr. Alexandre afirmou que esse seria o primeiro passo para a criação de um Museu. Em 1984 foi criada na Câmara Municipal a Galeria para Exposição de Documentos, fotos e Antiguidades de Pouso Alegre. Um ano depois o espaço passou a se chamar Galeria Tuany Toledo, uma homenagem ao político e ex-prefeito de Pouso Alegre. Em 1989 através da resolução 322 foi criado o cargo de Supervisor da Galeria e um ano depois, Sr. Alexandre, o criador da galeria, assume este cargo. No mesmo ano a Galeria, que antes funcionava no piso superior da antiga Câmara, passa para o andar térreo propiciando um melhor acesso para seus visitantes. No ano de 1990, o então presidente da Câmara Firmo da Motta Paes, assinou uma resolução elevando a Gelaria ao status de “Museu Histórico Municipal Tuany Toledo”. Graças ao esforço de Alexandre de Araújo a cidade ganhou uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, voltada para abrigar a história da sociedade e seu desenvolvimento. O Museu recebe, conserva, disponibiliza para pesquisa, comunica e exibe o patrimônio gerado pela comunidade para fins de educação, estudo e diversão.

Alexandre de Araújo lançou dois livros, Homenagem aos Ex-Chefes do Executivo e Pouso Alegre através dos Tempos, ambos se tornaram referência de dados fundamentais para a compreensão da história da cidade. O espaço na antiga Câmara ficou pequeno para tantos objetos e documentos, por isso, em junho de 2000 acontece a inauguração das novas dependências do Museu no prédio Vitor Mariosa, na rua Adalberto Ferraz.

Em 2007 o Museu foi incluído no Cadastro Nacional dos Museus, tendo seus dados disponíveis para consulta através do site www.museus.gov.br. O cadastramento no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) possiblitou ampliar e fortalecer as ações direcionadas ao campo museológico brasileiro.

Em 2009 o Museu foi transferido para o atual endereço, anexo ao prédio da Câmara, no bairro Primavera. Contando com 900m2 de área e novas salas o Museu passou a disponibilizar seus arquivos de documentos para pesquisadores. Alunos não só dos cursos de história, mas também de outras áreas de estudo passaram a ter acesso ao material cuidadosamente recolhido e arquivado pelo seu supervisor. Através do projeto “passeio pela história” aproximadamente 5000 alunos de escolas públicas e privadas e grupos de visitantes de outras instituições estiveram visitando o Museu para conhecer a história de Pouso Alegre. O Museu tem características singulares que fazem a diferença se comparados aos outros do país. Em primeiro lugar este é o único Museu de Minas, ou até mesmo do Brasil, gerado e mantido por uma Câmara de Vereadores. Segundo, pela quantidade de objetos, fotos e documentos que ele reúne, conseguidos através de doação e de coleta espontânea feitas pelo supervisor em arquivos abandonados, espólio familiar e até mesmo em lixos. O Museu conta atualmente com um acervo de mais de 4 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, dos séculos XIX e XX, eixo para a compreensão da sociedade do sul de Minas, a partir do estudo de aspectos materiais da cultura, com especial concentração na História de Pouso Alegre. A peça mais antiga é um exemplar do jornal "O Pregoeiro Constitucional" do ano de 1830, jornal fundado pelo padre Senador José Bento. Os acervos têm sido disponibilizados para a análise de problemáticas pertinentes a várias linhas de pesquisa a que o Museu se dedica: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História Política e outros.

O Museu atual mostra que sonhos podem se tornar realidade, basta ter vontade, persistência e muita coragem como tem feito Alexandre de Araújo ao longo de sua vida.
*Agradecimentos a Suely Ferrer, assessora do Museu, por diponibilizar fotos e informações do Sr. Alexandre

Fonte: Jornal Diário    
Pouso Alegre, 17/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário